CURRÍCULOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: APRENDER POTENCIALIZADO PELO BRINCAR
Nome: IRENE COUTINHO DA SILVA
Data de publicação: 17/12/2024
Banca:
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Papel |
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DANIELLE PIONTKOVSKY | Examinador Externo |
KEZIA RODRIGUES NUNES | Presidente |
SOLER GONZALEZ | Examinador Interno |
Resumo: A presente dissertação tem como temática o brincar e a brincadeira em práticas pedagógicas com crianças do 1º ano do ensino fundamental. Busca, como objetivo geral: ampliar sentidos do brincar nas práticas curriculares na chegada aos anos iniciais, com crianças do 1º ano, em uma escola pública de Vila Velha/ES no bairro Terra Vermelha. Como objetivos específicos: a)conhecer o que tem sido produzido em dissertações e teses sobre o brincar nos processos do 1º ano dos anos iniciais entre os anos 2012 a 2022; b) compreender as principais normativas educacionais de âmbito federal e do município, as quais norteiam as práticas do ensino fundamental, destacando inclusive de que modos o brincar é contemplado ou não em tais prescrições; c) ampliar contribuições para as práticas curriculares com o brincar com uma turma do 1º ano do ensino fundamental em Terra Vermelha, Vila Velha/ES ; d) sistematizar como produto educacional um e-book em formato de história que narra as experiências com o brincar no 1º ano do ensino fundamental. O material reflete as vivências das crianças da Região V de Vila Velha/ES, abordando o brincar no cotidiano escolar e suas conexões com os territórios da cidade. O estudo é de natureza qualitativa, por meio da pesquisa com os cotidianos (Certeau, 2014), em que participam 25 estudantes e 1 professora regente da turma do 1º ano, no período de março a setembro de 2024. Em relação aos instrumentos para a produção de dados, constam: registros em diário de campo, fotografias, observações e diálogos com as crianças e a professora. O referencial teórico desta pesquisa é fundamentado nas contribuições do campo do currículo com base nos autores (Alves, 2003;2008;2015; Alves et al., 2021; Oliveira 2005;2012;2014; Ferraço 2005; 2007; 2021; Ferraço et al.,
2021; Lopes e Macedo 2011; Nunes 2019;2023 e Nunes e Neira 2020; 2021). No que se refere às aprendizagens mediadas pelo brincar, destacam-se os estudos de (Kishimoto, 1995;1994; 2003; 2009;2010 e Mello et al., 2011) e as concepções de infância discutidas por (Kohan ,2003;2005;2019;2020). A pesquisa apresenta, como produto educacional, a referida obra de literatura infantil, elaborada em conjunto com os sujeitos participantes da pesquisa. Os resultados apontam para: a ampliação das discussões sobre práticas curriculares que incluem brincadeiras; a promoção de práticas pedagógicas mais atentas e empáticas ao direito de viver a infância na transição para os anos iniciais; o fortalecimento da colaboração entre a educação básica e o ensino superior, promovendo práticas pedagógicas mais integradas; a valorização das crianças, evidenciada em processos de aprendizagem mais significativos, que estendem o brincar para além do contexto da escola, resultando em crianças mais felizes e respeitadas em seus percursos de aprendizagem.