EDUCAÇÃO BÁSICA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CONEXÕES PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
Nome: MARINEIA KOHLER
Data de publicação: 12/03/2025
Banca:
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Papel |
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EDINEIDE JEZINI MESQUITA | Examinador Externo |
KALLINE PEREIRA AROEIRA | Presidente |
KEZIA RODRIGUES NUNES | Examinador Interno |
Resumo: Esta pesquisa investiga a extensão universitária na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) como possibilidade para a formação contínua e o desenvolvimento profissional dos professores da educação básica. A questão norteadora do estudo é: como a extensão universitária em uma universidade pública pode fortalecer os processos de formação contínua no contexto do desenvolvimento profissional dos professores da educação básica? O objetivo central é compreender como a extensão universitária oferecida pela Universidade Federal do Espírito Santo contribui para os processos de formação contínua de professores da educação básica e para o seu desenvolvimento profissional. O referencial teórico assumido nesta pesquisa reporta-se às contribuições de estudos que discutem criticamente sobre aspectos voltados para a formação contínua de professores e para a extensão universitária, com destaque para os estudos de Freire (1985, 1996), García (1999), Giroux (1997), Jezine (2006), Lima (2001) e Pimenta (2000, 2006). A pesquisa adota uma abordagem qualitativa que combina pesquisa bibliográfica e de campo, envolvendo dois grupos: professores da Ufes que coordenam ações de extensão voltadas para a formação contínua, e professores da educação básica que participaram dessas iniciativas. A produção de dados foi realizada por meio de questionários semiestruturados aplicados eletronicamente e a interpretação de dados considerou a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Como principais resultados e conclusões, o estudo indica que a extensão universitária pode fortalecer os processos de formação contínua de professores, atuando como dimensão mediadora entre universidade e escola, especialmente no fortalecimento da unidade teoria e prática e o incentivo à reconstrução da atividade docente. Como desafios nesse contexto, ressalta-se a necessidade de maior apoio institucional, ampliação de recursos financeiros e maior reconhecimento político das atividades extensionistas.