O USO DAS TECNOLOGIAS PARA PROMOÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA ESTADUAL NA CIDADE DE AFONSO CLÁUDIO-ES

Nome: SIMONE DA PENHA DAVEL GIESTAS

Data de publicação: 25/03/2025

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
EDSON MACIEL PEIXOTO Examinador Externo
EDUARDO AUGUSTO MOSCON OLIVEIRA Presidente
ROSEMEIRE DOS SANTOS BRITO Examinador Interno

Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar os limites e possibilidades do uso de tecnologias digitais na promoção da comunicação, transparência e envolvimento da comunidade escolar em um contexto de gestão democrática e participativa. A fundamentação teórica tem como base Paro, Castells, Lévy, Libâneo, Oliveira e Toschi. Além das normativas educacionais dialogamos com estudos, teses, dissertações e artigos sobre a temática em tela. Da produção acadêmica específica, destaca-se a importância das tecnologias digitais na promoção de práticas educacionais transparentes e na melhoria do ambiente escolar, incluindo a transparência ativa, o acesso à informação, a utilização de tecnologias da informação e a comunicação na gestão democrática e participativa. Mesmo com todos os avanços indicados é necessário investir em infraestrutura tecnológica e escolar e formação dos profissionais envolvidos, visando aumentar o controle social sobre as políticas públicas para promover sua melhoria na execução e na sua economicidade e efetividade. De todo modo, podemos afirmar que as tecnologias de informação e comunicação favorecem e potencializam a criação e fortalecimento de uma cultura organizacional que valoriza a inovação e a formação contínua dos profissionais e podem fortalecer a transparência, a interação e o envolvimento da comunidade escolar. Por outro lado, há também o risco de as tecnologias serem usadas de maneira autoritária, servindo como um instrumento de vigilância sobre o conteúdo escolar, o trabalho dos educadores e a participação política da comunidade escolar, ao invés de atuar como uma ferramenta para fomentar a transparência dos atos administrativos e a participação política. Utilizando uma abordagem qualitativa, as estratégias de investigação incluem análise documental e pesquisa de campo com coleta de dados e entrevistas semiestruturadas. A análise foi conduzida através da técnica de análise de conteúdo, fundamentada em conceitos-chave como gestão escolar democrática, tecnologias digitais na educação, comunicação escolar, transparência e envolvimento da comunidade escolar. A pesquisa de campo foi realizada na instituição de ensino em tempo integral CEEFMTI Afonso Cláudio, localizada no município de Afonso Cláudio-ES, abrangendo a equipe gestora, professores, servidores, estudantes e familiares dos estudantes do ensino médio. O trabalho destaca a importância da gestão democrática e participativa, do uso estratégico de tecnologias digitais e da comunicação transparente para fortalecer o envolvimento da comunidade escolar e melhorar a qualidade da administração escolar. Mas indica que essas possibilidades nas unidades de ensino podem ser limitadas ou potencializadas conforme o contexto da gestão dos sistemas de ensino que, no caso em tela, revela que as relações de poder e interesses particularistas que ocorrem no interior das administrações gerencialistas e privatistas podem restringir o diálogo e a transparência possibilitado pela tecnologia.

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Transparência Pública
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