CONTEXTO DE PRODUÇÃO E ARGUMENTATIVIDADE VERSUS FORMA E ESTRUTURA: O QUE NOS DIZEM AS PROPOSTAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL PARA O ENSINO MÉDIO CAPIXABA
Nome: AMANDA RODRIGUES SIMÕES NASCIMENTO
Data de publicação: 30/04/2025
Banca:
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Papel |
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DULCINEA CAMPOS SILVA | Examinador Interno |
LETÍCIA QUEIROZ DE CARVALHO | Examinador Externo |
REGINA GODINHO DE ALCANTARA | Presidente |
Resumo: Esta pesquisa tem como principal objetivo analisar criticamente propostas de produção de textos escritos disponibilizadas e direcionadas para o Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo, no sentido de compreender se estas auxiliam – ou obstaculizam – o desenvolvimento da argumentação e da criticidade do estudante, indo ao encontro de sua formação enquanto sujeito que participa ativamente das diversas esferas sociais e comunicativas. Evidencia como objetivos específicos: a) analisar que concepções de linguagem, texto, produção textual e argumentação fundamentam as prescrições curriculares oficiais para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio, em níveis nacional e estadual; b) compreender criticamente quais concepções de linguagem, texto, produção de texto e argumentação subsidiam propostas de produção textual desenvolvidas pelos professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio, na rede estadual do Espírito Santo; c) promover a compreensão crítica de conhecimentos teórico-metodológicos relativos à produção textual, revelados por docentes, com o objetivo de ressignificá- los, visando ao desenvolvimento da argumentação e da criticidade dos estudantes. Sob o ponto de vista teórico, fundamenta-se nos pressupostos de Bakhtin e seu Círculo (Bakhtin, 2011, 2013, 2016; Volóchinov, 2018) – categorias de dialogismo, enunciado e gênero discursivo –, em diálogo com as contribuições de Geraldi (2006, 2013) e Antunes (2003) – concepção de produção textual –, e de Plantin (2008; 2011), Piris (2021), Azevedo e Tinoco (2019) e Azevedo et al. (2023) – concepções de argumentação e discurso. Quanto à metodologia, a pesquisa é exploratória, de abordagem qualitativa, e articula três procedimentos principais: a consulta documental, a aplicação de questionário e a validação do Produto Educacional, o qual consiste em um material pedagógico, em formato de e-book, direcionado a professores de Língua Portuguesa. Os resultados apontam que a produção textual com enfoque discursivo e argumentativo ainda é pouco desenvolvida em sala de aula, que as propostas didáticas tendem a seguir modelos padronizados voltados ao Enem, priorizando a forma/estrutura do texto, e que os documentos e orientações curriculares oficiais, direcionados para as avaliações em larga escala, se impõem como obstáculos à efetivação de práticas de linguagem pautadas na interação.