O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA A CRIANÇA SURDA: CONTRIBUIÇÕES DA TECNOLOGIA DIGITAL
Nome: MARIA AUXILIADORA ALVES BARCELOS
Data de publicação: 16/05/2025
Banca:
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Papel |
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EDNALVA GUTIERREZ RODRIGUES | Presidente |
JUCÉLIA LINHARES GRANEMANN DE MEDEIROS | Examinador Externo |
KEILA CARDOSO TEIXEIRA | Examinador Interno |
Resumo: A pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, visa aprofundar a compreensão sobre o papel assumido pela tecnologia no processo de apropriação da língua escrita por crianças surdas. O estudo investiga a contribuição das tecnologias digitais no contexto educacional, criando assim espaços inclusivos e acessíveis a todos os alunos. A sustentação teórica do trabalho se baseia na concepção bakhtiniana de linguagem, que compreende a língua como um fenômeno social, enunciativo e discursivo. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa desenvolveu-se sob a abordagem bibliográfica, a partir das diretrizes de Moreira e Caleffe (2008). A investigação parte do pressuposto de que a língua de sinais é ao mesmo tempo enunciativa e discursiva, o que permite à criança surda se apropriar da língua escrita, ao incorporar as tecnologias nesse processo, que assim podem tornar esse percurso mais dinâmico e inclusivo. Adicionalmente realiza-se uma análise de aplicativos digitais e de atividades pedagógicas direcionadas às crianças surdas que estão inseridas no processo de alfabetização da língua escrita, fundamentadas nos princípios da concepção bakhtiniana de linguagem. Conclui que, ao promover a integração das tecnologias com a língua de sinais, é possível criar um ambiente mais acessível e eficiente para o aprendizado da língua escrita pelas crianças surdas. Assim, o uso adequado de recursos digitais, aliado à perspectiva teórica de Bakhtin, amplia as possibilidades de interação e aprendizagem, favorecendo a plena participação das crianças surdas no processo de alfabetização.