PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: AS CONTRIBUIÇÕES DA EQUIPE DE GESTÃO ESCOLAR DE UMA UNIDADE MUNICIPAL DE ENSINO DE VILA VELHA/ES
Nome: JULIANA SOUSA ELIAS
Data de publicação: 29/05/2025
Banca:
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Papel |
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ALEXANDRO BRAGA VIEIRA | Presidente |
FABIANE ROMANO DE SOUZA BRIDI | Examinador Externo |
KEZIA RODRIGUES NUNES | Examinador Interno |
Resumo: A dissertação objetiva coordenar, com a equipe de gestão escolar, processos de formação continuada para fortalecer a inclusão dos estudantes apoiados pela educação especial no trabalho pedagógico de uma unidade de ensino da Rede Municipal de Vila Velha/ES. Como objetivos específicos, elege: a) analisar a Política de Educação Especial da Rede Municipal de Vila Velha/ES para compreender as orientações político-pedagógicas direcionadas à inclusão dos estudantes apoiados pela modalidade de ensino nas escolas comuns; b) refletir sobre a gestão dos processos de inclusão dos alunos mencionados na escola pesquisada e promover um levantamento de temáticas que os professores considerem relevantes a aprofundar em momentos de formação continuada; c) mediar, com a equipe de gestão da escola, processos formativos considerando as temáticas apontadas pelos professores, visando ao aprofundamento teórico-prático e à busca por novas/outras possibilidades de trabalho pedagógico a partir dos processos de ação-reflexão-ação desencadeados pela formação em contexto; d) elaborar, como produto educacional, um material que sistematize o processo de formação continuada coordenado pela equipe de gestão da escola. Fundamenta-se na Sociologia do Conhecimento de Boaventura de Sousa Santos, na perspectiva teórica de administração escolar de Vitor Henrique Paro e autores que produzem conhecimentos na área da formação de professores e da educação especial. Utiliza a metodologia da pesquisa qualitativa e da pesquisa-ação colaborativo-crítica com o intuito de constituir processos formativos com a gestão escolar, tendo em vista a inclusão de alunos apoiados pela educação especial. Recorre aos seguintes procedimentos para produção dos dados: a) solicitação à Rede Municipal de Educação; b) autorização da escola para realizar a pesquisa; c) consulta documental sobre a política educacional do município para compreender as diretrizes para a educação especial; d) conversa e formação com o trio gestor, planejamento das formações continuadas e levantamento de temáticas a serem trabalhadas; e) mediação de momentos de formação continuada; f) retorno da pesquisadora à escola após os momentos formativos; g) conversa com o trio gestor ao final do processo formativo. Elege uma unidade de ensino fundamental localizada no município de Vila Velha, envolvendo a equipe gestora, os professores do ensino comum, de educação especial e assistentes de apoio escolar. Como resultado, o estudo evidenciou as contribuições da equipe de gestão escolar na sistematização de políticas de educação especial que adotam a realidade concreta da escola investigada como ponto de partida, necessitando esse segmento lançar uma escuta sensível às demandas do coletivo de professores para compor as redes de apoio à inclusão de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Essa escuta sensível direcionou ações para a formação continuada, favorecendo o aprofundamento teórico-prático sobre questões que desafiam as práticas pedagógicas, quais sejam: os processos de alfabetização, a avaliação e a articulação entre o ensino comum e o especial pela via do trabalho colaborativo.