INCLUSÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA

Resumo: Com o avanço da Pandemia causada pelo novo Coronavírus em vários países do mundo, o Brasil vem assumindo diversas estratégias sanitárias preventivas ao avanço da Covid-19, dentre elas o distanciamento social. A suspensão das aulas presenciais, em qualquer nível de ensino, em todo território nacional representa, possivelmente, uma das ações de maior impacto no regime de excepcionalidade que estamos vivendo. O uso de tecnologias para realização de aulas remotas tem se efetivado como a atual realidade de nossas escolas, deixando-nos em alerta para as consequências, riscos e alterações das dinâmicas escolares para o processo de aprendizagem, bem como para o acirramento das desigualdades. Preocupados com os alunos público-alvo da educação especial (PAEE) e àqueles com necessidades educacionais especiais, esta pesquisa de abordagem metodológica mista (quantitativa-qualitativa), propõe um estudo exploratório e descritivo, a partir da análise documental, com o fito de identificar nos documentos oficiais das Secretarias dos 26 Estados brasileiros, se há, e quais são as orientações para a educação especial na perspectiva inclusiva em tempos de pandemia. Assim como, a partir da aplicação de um questionário on-line, direcionado aos professores da educação básica, das redes públicas e privada, que atuam no atendimento educacional especializado e/ou com o PAEE, na classe comum, objetiva-se identificar, na visão dos professores quais são os desafios enfrentados para se garantir o acesso e a participação desse alunado nas aulas remotas, assim como as estratégias propostas com vistas a garantir o direito à educação inclusiva.

Data de início: 11/05/2020
Prazo (meses): 12

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Pesquisador DOUGLAS CHRISTIAN FERRARI DE MELO
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910