Summary: O referido projeto objetiva registrar, acompanhar e problematizar, com imagens, sons, narrativas e escrevivências, as ecologias e resistências cotidianas que emergem nas redes educativas, com práticas pedagógicas realizadas nos cotidianos escolares de comunidades que vivem e sobrevivem nas proximidades de áreas de manguezais capixabas (e dos mais distantes), em tempos de pandemia, potencializando momentos de diálogos de saberes, de pesquisa e formação de professoras e professores, graduandos, pós-graduandos e comunidades tradicionais, respeitando, assim, os saberes dos educandos e de grupos sociais, suas vozes, narrativas, ecologias, temporalidades, ancestralidades, conflitos, territorialidades, escrevivências e resistências cotidianas, presentes nas práticas de morar, pescar, cozinhar, narrar e de, freireanamente, dialogar com a própria história, e, de aprender com a própria história, como sujeitas e sujeitos de suas histórias, de modo que nessa relação ética e política, criamos vínculos de afetos, redes educativas e outras maneiras de verouvirsentirpensar e aprender com os manguezais. Desses diálogos teóricos e metodológicos com os manguezais encontramos a possibilidade de afirmar, anunciar e reforçar, nossos comprometimentos por uma educação como prática de liberdade, anticolonial e antirracista, amparados nas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional, incluindo no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade do ensino do tema da História e cultura afro-brasileira e indígena.

Starting date: 18/04/2022
Deadline (months): 12

Participants:

Rolesort descending Name
Coordinator * SOLER GONZALEZ
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910