Summary: Considerando a crise das licenciaturas e a necessidade do fortalecimento de práticas colaborativas entre a universidade e a escola, este projeto de pesquisa define como objetivo principal: Sistematizar produções e análises relativas à formação de professores considerando os processos desenvolvidos no estágio supervisionado curricular e no programa institucional de iniciação à docência de uma instituição pública federal . A investigação é de cunho qualitativo, cujas bases epistemológicas se aproximam da dialética materialista histórica, adota as seguintes categorias teóricas de análise: totalidade, historicidade, contradição e práxis. O estudo de caso único e exploratório foi a abordagem metodológica escolhida para o estudo que utiliza a análise documental, recorrendo a documentos como o projeto pedagógico de curso, projetos e planos institucionais voltados para a formação de professores da Universidade Federal do Espírito Santo, projeto institucional do PIBID e o diálogo com participantes estudantes e professores do PIBID.
Starting date: 20/05/2025
Deadline (months): 36
Participants:
Role![]() |
Name |
---|---|
Coordinator * | KALLINE PEREIRA AROEIRA |