Summary: Esta pesquisa está inserida no campo da formação de professores, da leitura e da educação científica, tendo em vista a discussão posta sobre a formação de leitores em todas as disciplinas escolares e as questões específicas da pesquisa no campo da educação em ciências sobre letramento científico. A investigação fundamenta-se na teoria histórico cultural de formação dos sujeitos leitores e dos processos de compreensão e significação do ato de ler. Por meio da observação de aulas de Ciências e Biologia e de entrevista aos professores, serão produzidas narrativas nas quais pretendemos identificar as práticas de leitura realizadas nesse contexto, bem como extrair os significados atribuídos ao ato de ler e às práticas docentes de mediação de leitura pelos professores. A análise das narrativas será feita por meio da Análise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galliazzi. O metatexto final será constituído de reflexões acerca da leitura em aulas de Ciências como contribuição à formação de professores formadores de leitores.

Starting date: 01/04/2016
Deadline (months): 24

Participants:

Rolesort descending Name
Collaborator * MIRIAN DO AMARAL JONIS SILVA
Collaborator * PATRICIA SILVEIRA DA SILVA TRAZZI
Coordinator * JUNIA FREGUGLIA MACHADO GARCIA
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910