Summary: O projeto objetiva apresentar os movimentos de aprender-ensinar com as narrativas e práticas pedagógicas realizadas com grupos sociais que vivem às margens da sociedade e nas margens dos manguezais, com o objetivo de problematizar as contribuições políticas e pedagógicas desses grupos sociais ribeirinhos nos processos de formação docente. A aposta política, teórica e metodológica do projeto consideram as relações desses grupos sociais com os manguezais e suas artes de narrar a vida cotidiana, como alternativas para pensarmos em práticas pedagógicas cidadãs, dialógicas, libertárias, éticas, estéticas e políticas. A metodologia do projeto dialoga com a pesquisa narrativa e com as pesquisas com os cotidianos escolares. Na produção de dados foram realizadas aulas de campos, diários de campo, fotografias e visita aos manguezais, para conhecermos as práticas do bairro desses grupos, que compreendem o narrar, morar, pescar, caçar, cozinhar, a fabricação de panelas de barro, as devoções e os modos de vida nas aldeias indígenas, criando espaços de convivências e de aprendizagem dialógicos, com os diferentes saberes de comunidades escolares situadas em áreas de manguezais.

Starting date: 18/05/2017
Deadline (months): 48

Participants:

Rolesort descending Name
Coordinator * SOLER GONZALEZ
Researcher * ROBERTO MÁRCIO DA SILVEIRA
Researcher * EDILENE MACHADO DOS SANTOS
Researcher * ANDRÉIA TEIXEIRA RAMOS
Student Doctorate * VICTOR DE JESUS BARBOSA

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