INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: ANÁLISE DE PROCESSOS SOCIAIS DE EGRESSOS DO ENSINO SUPERIOR

Nome: SILVANI DA SILVA WINGLER
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/06/2018
Orientador:

Nome Papelordem decrescente
EDSON PANTALEÃO ALVES Orientador

Banca:

Nome Papelordem decrescente
EDSON MACIEL PEIXOTO Examinador Externo
REGINALDO CÉLIO SOBRINHO Examinador Interno
MARCELO LIMA Examinador Interno
EDSON PANTALEÃO ALVES Orientador

Resumo: Este estudo teve como principal objetivo analisar percursos desencadeados por alunos egressos do ensino superior, nas modalidades presencial e a distância, na figuração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) campus Cachoeiro de Itapemirim, para o qual se procedeu ao levantamento de informações referenciais, localização e necessidades do público egresso dessa figuração; à sistematização de dados relativos aos espaços profissionais e sociais ocupados pelos ex-alunos; à compreensão, por meio do discurso dos egressos, do seu percurso no ensino superior; à análise da percepção dos egressos acerca do currículo concluído, tendo por embasamento teórico a Sociologia Figuracional de Norbert Elias, apoiada nos conceitos de “figuração”, “interdependência” e “processos sociais”. Metodologicamente, recorreu-se ao estudo de caso como orientador do percurso do estudo e à utilização de estudo de documentos, questionário online com questões fechadas e abertas, entrevistas semiestruturadas e grupo focal como procedimentos para a coleta de dados. Os indicadores apurados com base nas respostas dos egressos viabilizaram a verificação dos objetivos estabelecidos no estudo, tais como: os egressos estão muito satisfeitos com o ensino recebido; sua maioria ocupa espaço de trabalho na área de formação nas redes pública (como servidor efetivo ou contratado) e na rede privada; a maioria é composta por trabalhadores ou participantes de algum programa vindo da assistência estudantil durante a realização do curso. A análise, a interpretação e a conclusão, ensejadas por uma diversificada coleta de dados, incluindo escuta direta dos egressos, representam importantes fontes de dados à instituição, no intuito de avaliar o ensino ofertado, saber se os egressos estão trabalhando em sua área de formação ou estão desempregados, se estão satisfeitos com os conteúdos adquiridos para o exercício da profissão e, sobretudo, se o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo cumpre a sua missão de oferecer educação e produção de conhecimento socialmente válido para o mundo do trabalho, para a verticalização dos estudos e para o exercício da cidadania.

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