PROPOSTA PEDAGÓGICA DO PROGRAMA ALFA E BETO DE ALFABETIZAÇÃO
Nome: NAYARA SANTOS PEROVANO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/09/2019
Orientador:
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Papel |
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CLÁUDIA MARIA MENDES GONTIJO | Orientador |
Banca:
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Papel |
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CLÁUDIA MARIA MENDES GONTIJO | Orientador |
CLEONARA MARIA SCHWARTZ | Examinador Interno |
DANIA MONTEIRO VIEIRA COSTA | Examinador Interno |
FERNANDA ZANETTI BECALLI | Examinador Externo |
ROGÉRIO DRAGO | Examinador Interno |
Resumo: Este texto apresenta os resultados da pesquisa cuja finalidade foi compreender a proposta pedagógica concretizada nos livros do programa Alfa e Beto de Alfabetização dirigidos aos docentes e às crianças do 1º ano do ensino fundamental, publicados no ano de 2004. Analisa crítica e responsivamente textos contidos em um conjunto de 12 livros produzidos pelo programa, tendo como aporte teórico-metodológico a perspectiva bakhtiniana de linguagem. Adota uma abordagem metodológica de caráter qualitativo, de cunho documental, compreendendo os documentos produzidos pelo programa Alfa e Beto de Alfabetização, objeto do estudo, como texto/enunciado. Primeiramente, busca compreender o contexto de produção dos livros desse programa, procurando dialogar, principalmente, com o relatório Alfabetização infantil: os novos caminhos, primeiro documento oficial que propõe a necessidade de revisão do conceito de alfabetização adotado no âmbito das políticas de alfabetização no Brasil, assim como as concepções de linguagem, sujeitos e de alfabetização vinculadas ao programa. Conclui que a proposta pedagógica do programa Alfa e Beto de Alfabetização, apesar de seu texto afirmar que está ancorado em bases cientificas modernas e eficazes, na prática, reduz a linguagem escrita a um código e os sujeitos a meros receptores passivos.