AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NO PRIMEIRO ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA

Nome: THUANY RAMOS LOPES ZAMBON
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 26/09/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ANA CAROLINA GALVÃO MARSÍGLIA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADRIANA DE FÁTIMA FRANCO Examinador Externo
ANA CAROLINA GALVÃO MARSÍGLIA Orientador
MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO Examinador Interno

Resumo: Este trabalho, de cunho teórico-bibliográfico, tem como objeto de estudo a avaliação da aprendizagem da leitura e da escrita no primeiro ano do ensino fundamental. A formulação de nosso objetivo explicita o intento de contribuir com a explicitação de elementos que corroborem a prática pedagógica em alfabetização, no que diz respeito à avaliação de processo e de produto. Para compreender os elementos constituintes desse objeto, apresentamos discussões acerca da alfabetização no Brasil colocando em evidência os pressupostos da perspectiva construtivista, teoria que se firmou hegemônica nas últimas décadas em nosso país, e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. Versamos também sobre os pressupostos teóricos e metodológicos da pedagogia histórico-crítica, referencial que fundamenta nosso estudo, explicitando como o processo de alfabetização é compreendido por essa perspectiva teórica. Entendemos neste estudo que a avaliação constitui-se em uma ação inerente à atividade humana, portanto, ela não acontece apenas no contexto escolar. Contudo, faz-se necessário diferenciar a avaliação prática e imediata, da avaliação intencional, realizada na escola e que possui um caráter sistemático. Assim, para discutirmos a avaliação do processo de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental à luz da teoria histórico-crítica, foi preciso compreender e apresentar neste trabalho como se dá a apropriação da leitura e escrita nesta etapa da Educação Básica. Com base nos autores estudados, consideramos que para a criança ser alfabetizada é preciso que ela desenvolva determinadas capacidades e, nesse sentido, dedicamos uma parte deste trabalho para discutir algumas questões relativas ao desenvolvimento infantil e sua relação com a aprendizagem escolar. Destacamos que a organização de um ensino desenvolvente requer que o docente planeje atividades que provoquem alterações de ordem psíquica nas crianças, assim, a avaliação se insere na prática pedagógica não apenas como produto, mas também como processo, uma vez que para planejar tais atividades, o professor precisa avaliar o nível de desenvolvimento da criança. Ressaltamos que a prática pedagógica alfabetizadora é constituída por múltiplas determinações e situar a avaliação nessa prática não é uma tarefa simples. Com isso, não tivemos a pretensão de criar modelos avaliativos, mas em nossas considerações finais realizamos um esforço teórico e esboçamos, com base nas ideias apresentadas ao longo deste trabalho, algumas questões que contribuem com a avaliação da aprendizagem da leitura e da escrita.

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