GEEMPA: REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO DA LEITURA E ESCRITA EM UM PROGRAMA DE CORREÇÃO DE FLUXO ESCOLAR NA ALFABETIZAÇÃO
        
        Nome: MONIQUE LINCIANO DE AZEVEDO COSTA
        Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
        Data de publicação: 30/09/2019
        Orientador:
| Nome  | Papel | 
|---|---|
| CLEONARA MARIA SCHWARTZ | Orientador | 
        Banca:
| Nome  | Papel | 
|---|---|
| CLÁUDIA MARIA MENDES GONTIJO | Examinador Interno | 
| CLEONARA MARIA SCHWARTZ | Orientador | 
| ERINEU FOERSTE | Examinador Interno | 
| FERNANDA ZANETTI BECALLI | Examinador Externo | 
Resumo: O estudo aborda um conjunto de produções acadêmicas desenvolvidas na linha de pesquisa Educação e Linguagens da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Trata-se de uma análise documental que tem como objetivo descrever e mencionar qual(is) a(s) concepção(ões) de alfabetização(ões), de leitura e de escrita fundamenta(m) a proposta de correção de fluxo do Grupo de Estudos sobre Educação Metodologia de Pesquisa e Ação (Geempa), implementada no estado do Espírito Santo no período de 2010 a 2012. Buscou-se embasar o referencial teórico na abordagem bakhtiniana de linguagem, dialogando com os exercícios propostos para as classes de alfabetização, pois esses autores compreendem o homem como um ser inacabado, em processo contínuo de formação e transformação, constituindo-se por meio do diálogo. As análises conduziram à reflexão de que, apesar de se embasar no pós-construtivismo e de desenvolver suas atividades a partir das didáticas da alfabetização, o Geempa não conseguiu superar as práticas de ensino que se fundamentam na visão passiva e acrítica do uso da língua.





