EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA: O QUE ENSINAR? Contribuições a partir da pedagogia histórico-crítica

Nome: JULIANO MACHADO DE ALMEIDA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 25/09/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ANA CAROLINA GALVÃO MARSÍGLIA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA CAROLINA GALVÃO MARSÍGLIA Orientador
EDSON MARCELO HUNGARO Examinador Externo
SANDRA SOARES DELLA FONTE Examinador Interno
VICTOR NEVES DE SOUZA Examinador Interno

Resumo: Nosso estudo parte da ideia de que, na educação escolar, a música é tratada como
conhecimento menos importante, por vezes dispensável. Guiamo-nos pela compreensão
de educação escolar firmada pela pedagogia histórico-crítica, teoria pedagógica que
compreende a imprescindibilidade à formação humana, nas máximas possibilidades, da
socialização das expressões culturais mais desenvolvidas historicamente, sejam elas a arte,
a ciência e a filosofia. Para compreender a realidade dos conteúdos da educação musical
em âmbito escolar, com base no método marxiano de pesquisa, analisamos o
desenvolvimento histórico da proposta de ensino de música presente na Base Nacional
Comum Curricular (2017). Igualmente, buscamos historicizar o tratamento dado aos
conteúdos de ensino pelos métodos de educação musical mais desenvolvidos e
notadamente utilizados no Brasil. Partindo da compreensão de que é necessário adequar
o currículo da educação musical às necessidades de formação humana, o objetivo desse
estudo busca contribuir para a identificação dos saberes musicais que devem fazer parte
da formação escolar. A exemplo do proposto por Saviani (2012), no desenvolvimento da
pedagogia histórico-crítica, e dando foco aos conteúdos de ensino, analisamos os avanços
e limites dos métodos de educação musical, de modo a superar as contradições e
incorporar seus progressos. Guiados pelas referidas análises, chegamos às seguintes
conclusões: 1) a noção de conhecimento clássico para a pedagogia histórico-crítica
incorpora e ultrapassa a noção de clássico (erudito) para o ensino de música; 2) a música
popular também pode ser um conhecimento clássico à medida que consegue superar sua
relação imediata com o cotidiano; 3) a história da música é um saber que dá sentido
universal aos conteúdos escolares e também ao cotidiano musical.

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