O FAZER-SE CLASSE TRABALHADORA DOCENTE: A EXPERIÊNCIA DOS/AS
PROFESSORES/AS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DO ESPÍRITO
SANTO
Nome: SUE ELEN LIEVORE
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 22/02/2022
Orientador:
Nome | Papel |
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ELIZA BARTOLOZZI FERREIRA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ELIZA BARTOLOZZI FERREIRA | Orientador |
LUCELIA DE MORAES BRAGA BASSALO | Examinador Externo |
MARCIA ONDINA VIEIRA FERREIRA | Examinador Externo |
SANDRA SOARES DELLA FONTE | Examinador Interno |
SILVANA VENTORIM | Examinador Interno |
Resumo: Esta pesquisa está vinculada ao curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES), no campo da política
educacional, de forma a contribuir para as investigações sobre trabalho docente. Adota-se como
perspectiva epistemológica a análise crítica de Edward Palmer Thompson, elegendo como
objeto de pesquisa a experiência social vivida e percebida por trabalhadores/as docentes, a qual
permite observar uma aproximação (ou não) de uma condição de classe. Trata-se de um estudo
exploratório, com metodologia de pesquisa qualitativa com uso de dados quantitativos
tensionados a partir da teoria e dos dados subjetivos tendo como objetivo geral a análise da
constituição da categoria docente como classe trabalhadora a partir de uma amostra de
professores/as da rede estadual de ensino médio do Espírito Santo. Adota-se a amostragem por
conveniência, que consiste no acesso aos professores/as mais acessíveis para realização da
pesquisa. Os objetivos específicos são: 1) fazer levantamento das pesquisas produzidas no
campo da política educacional sobre o trabalho docente e, também, de estudos desenvolvidos
com base no historiador Edward Palmer Thompson; 2) refletir sobre os efeitos para os/as
trabalhadores/as docentes das mudanças na sociedade salarial ocorridas a partir de meados do
século XX e início do século XXI; 3) percorrer, em forma de síntese, o processo histórico da
constituição dos/as professores/as como trabalhadores/as; e 4) investigar as experiências atuais
de uma amostra de docentes que trabalham no ensino médio da rede estadual do Espírito Santo.
As temáticas para análise são: os modos de vida, os aspectos inerentes ao trabalho docente, as
relações de trabalho, as reivindicações e as formas de organização e luta constituídas pelos/as
professores/as. Para a coleta dos dados utilizam-se dois instrumentos, quais são: um roteiro de
entrevista semiestruturada e questionário on-line, o qual foi respondido por 204 docentes e as
entrevistas foram realizadas junto a 12 professores/as. A tese está organizada em 4 capítulos,
além da introdução e as considerações finais. Os dados confirmam que, mesmo sob movimentos
que indicam cisões e fragilidades da consciência de classe, os/as docentes da amostra
demonstram uma disposição para constituírem-se como classe, pois refletem sobre suas
condições de trabalho, de vida, percebem a precarização, intensificação do trabalho docente na
atualidade, reconhecem a relevância e aderem aos instrumentos de luta coletiva constituídos
historicamente pela classe trabalhadora.