O FAZER-SE CLASSE TRABALHADORA DOCENTE: A EXPERIÊNCIA DOS/AS
PROFESSORES/AS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DO ESPÍRITO
SANTO

Nome: SUE ELEN LIEVORE
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 22/02/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ELIZA BARTOLOZZI FERREIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ELIZA BARTOLOZZI FERREIRA Orientador
LUCELIA DE MORAES BRAGA BASSALO Examinador Externo
MARCIA ONDINA VIEIRA FERREIRA Examinador Externo
SANDRA SOARES DELLA FONTE Examinador Interno
SILVANA VENTORIM Examinador Interno

Resumo: Esta pesquisa está vinculada ao curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES), no campo da política
educacional, de forma a contribuir para as investigações sobre trabalho docente. Adota-se como
perspectiva epistemológica a análise crítica de Edward Palmer Thompson, elegendo como
objeto de pesquisa a experiência social vivida e percebida por trabalhadores/as docentes, a qual
permite observar uma aproximação (ou não) de uma condição de classe. Trata-se de um estudo
exploratório, com metodologia de pesquisa qualitativa com uso de dados quantitativos
tensionados a partir da teoria e dos dados subjetivos – tendo como objetivo geral a análise da
constituição da categoria docente como classe trabalhadora a partir de uma amostra de
professores/as da rede estadual de ensino médio do Espírito Santo. Adota-se a amostragem por
conveniência, que consiste no acesso aos professores/as mais acessíveis para realização da
pesquisa. Os objetivos específicos são: 1) fazer levantamento das pesquisas produzidas no
campo da política educacional sobre o trabalho docente e, também, de estudos desenvolvidos
com base no historiador Edward Palmer Thompson; 2) refletir sobre os efeitos para os/as
trabalhadores/as docentes das mudanças na sociedade salarial ocorridas a partir de meados do
século XX e início do século XXI; 3) percorrer, em forma de síntese, o processo histórico da
constituição dos/as professores/as como trabalhadores/as; e 4) investigar as experiências atuais
de uma amostra de docentes que trabalham no ensino médio da rede estadual do Espírito Santo.
As temáticas para análise são: os modos de vida, os aspectos inerentes ao trabalho docente, as
relações de trabalho, as reivindicações e as formas de organização e luta constituídas pelos/as
professores/as. Para a coleta dos dados utilizam-se dois instrumentos, quais são: um roteiro de
entrevista semiestruturada e questionário on-line, o qual foi respondido por 204 docentes e as
entrevistas foram realizadas junto a 12 professores/as. A tese está organizada em 4 capítulos,
além da introdução e as considerações finais. Os dados confirmam que, mesmo sob movimentos
que indicam cisões e fragilidades da consciência de classe, os/as docentes da amostra
demonstram uma disposição para constituírem-se como classe, pois refletem sobre suas
condições de trabalho, de vida, percebem a precarização, intensificação do trabalho docente na
atualidade, reconhecem a relevância e aderem aos instrumentos de luta coletiva constituídos
historicamente pela classe trabalhadora.

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