FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: UM OLHAR PARA AS LICENCIATURAS DA UFES

Nome: LUCAS DE SOUZA LEITE
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 13/06/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
EDSON PANTALEÃO ALVES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRESSA MAFEZONI CAETANO Examinador Interno
EDSON PANTALEÃO ALVES Orientador
MARIANGELA LIMA DE ALMEIDA Examinador Interno
MORGANA DE FATIMA AGOSTINI MARTINS Examinador Externo

Resumo: As últimas décadas representam um período histórico em que a perspectiva
inclusiva tem se consolidado no cenário mundial, emergindo enquanto diretriz que
orienta à escolarização das pessoas com deficiência no ensino comum. Neste
contexto, colocar a formação inicial de professores em evidência torna-se imperativo
para o processo de inclusão. Considerando isto e tomando o campo da formação de
professores da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) como campo
empírico para análises, o presente estudo teve o objetivo de analisar a contribuição
da formação inicial de professores para a construção de conhecimentos e saberes
relacionados à educação especial inclusiva e, por conseguinte, à inclusão escolar de
estudantes com deficiência no ensino comum. Para tanto, esta pesquisa analisou
como a temática da educação especial inclusiva é delineada nos marcos legais que
orientam a formação de professores no Brasil; as proposições curriculares dos
cursos de licenciatura – currículo vigente (2018) – focalizando as concepções de
conhecimento, relativos à educação especial inclusiva, subjacentes às condições de
oferta e organização curricular; e também as concepções de alunos e professores,
dos cursos de licenciatura, sobre educação especial inclusiva, sobre o processo de
formação inicial de professores e a inclusão de pessoas com deficiência no ensino
comum. A pesquisa de caráter qualitativo configura-se enquanto estudo de caso e
se utiliza de análise documental, entrevistas com professores e questionários com
estudantes de licenciatura para produção dos dados. As análises são apoiadas nos
constructos teórico-epistemológicos da sociologia figuracional de Norbert Elias
(1990; 1994a; 1994b; 2000; 2006) e tem os sentidos dados à docência baseados em
Nóvoa (1992) e Tardif (2008). Foram analisados 17 cursos de licenciaturas (seus
Projetos Pedagógico-Curriculares [PPC], as ementas das disciplinas e os Planos de
Ensino), bem como foram entrevistados três docentes e obtidas 93 respostas com
os licenciandos. Os resultados nos conduzem ao entendimento de que o período da
formação inicial de professores se configura enquanto um período com potencial
pedagógico muito grande para a mobilização de saberes relacionados à educação
especial inclusiva. Além disso, a pesquisa nos mostrou que o contexto da formação,
compreendido pelas atitudes dos professores formadores e as instalações

arquitetônicas, exerce forte influência sobre o desenvolvimento e constituição de
atitudes sociais mais inclinadas para a inclusão escolar por parte dos estudantes de
licenciatura, evidenciando a indissociabilidade e a interdependência entre os
diferentes fatores que constituem a cadeia de relações que se estabelece no período
de formação docente. Os resultados do estudo nos conduzem ao entendimento de
que nesse processo de formação inicial, apesar da presença das disciplinas no
currículo não se configurar como garantia absoluta de mobilização dos saberes,
essas – que precisam buscar um ponto comum entre o ensino teórico e de
saberesfazeres –, são extremamente importantes para este fim.

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