As práticas de alfabetização de duas turmas de 1º ano ensino fundamental
Nome: ELIANE CRISTINA FREITAS DE SOUZA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 26/10/2010
Orientador:
Nome | Papel |
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CLÁUDIA MARIA MENDES GONTIJO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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MOEMA LÚCIA MARTINS REBOUÇAS | Examinador Interno |
CLEONARA MARIA SCHWARTZ | Examinador Interno |
CLÁUDIA MARIA MENDES GONTIJO | Orientador |
CARMEN LÚCIA VIDAL PÉREZ | Examinador Externo |
Resumo: Esta dissertação de Mestrado faz parte de um conjunto de produções acadêmicas desenvolvidas no campo da linguagem, a partir de uma abordagem histórico-cultural, na linha de pesquisa Educação e Linguagens da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Trata de um estudo de caso que tem por objetivo investigar as dimensões do conceito de alfabetização privilegiadas nas práticas de alfabetização de duas turmas de primeiro ano, do Sistema Público Municipal de Ensino de Aracruz, ES. Parte do pressuposto de que a alfabetização é um processo dialógico, o qual visa inserir a criança no mundo da linguagem escrita, por meio de práticas de leitura, produção de textos orais e escritos e o ensino planejado e sistemático dos conhec imentos sobre o sistema de escrita da língua portuguesa, incluindo as relações sons e letras e letras e sons. A partir de dados coletados mediante observação participante em salas de aula, entrevistas com sujeitos, gravações em audiovisual e fotografias, analisa eventos nos quais acontecem o ensino da leitura e de escrita em turmas de primeiro ano. Para análise desses eventos, toma por base a perspectiva bakthiniana de linguagem, os estudos de Cagliari e o conceito de alfabetização defendido por Gontijo. Constata que as práticas alfabetizadoras investigadas privilegiam o ensino das unidades mínimas da língua, com ênfase na noção de sílaba. Desse modo, a leitura e a produção de textos são utilizados como pretexto para ensinar a ler e a escrever em sentido restrito.