A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA COMO ESPAÇO-TEMPO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES

Nome: VANESSA AUER BRAGA

Data de publicação: 02/10/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXANDRO BRAGA VIEIRA Examinador Interno
CLAUDIA MARIA MENDES GONTIJO Examinador Interno
DULCINEA CAMPOS SILVA Presidente
LETÍCIA QUEIROZ DE CARVALHO Examinador Externo
REGINA GODINHO DE ALCANTARA Examinador Interno

Resumo: Este trabalho, intitulado “A gestão escolar democrática como espaço-tempo de formação de professores alfabetizadores”, teve como objetivo geral: compreender os processos históricos que corroboram a não apropriação da leitura e da escrita das crianças. Os objetivos específicos são: a) organizar e desenvolver processos coletivos e diálogos de formação de professores alfabetizadores na escola; b) analisar as condições históricas e sociais do problema exposto, por meio de diálogos e escutas coletivas; c) refletir, coletivamente, sobre as categorias emergentes das análises dos dados obtidos por meio da escuta dos sujeitos envolvidos e discutir proposta de intervenção; d) elaborar, a partir da síntese do fenômeno em estudo, propondo a intervenção no âmbito da gestão e da formação de professores alfabetizadores, com vistas ao enfoque de novas possibilidades de organizações pedagógicas na alfabetização. Esta pesquisa teve como aporte teórico as concepções de Bakhtin e seu Círculo (2003, 2017); Caldart (2023), Curado (2018), Freitas (2018), Gontijo
(2003, 2008, 2014), Vazquez (2007), entre outros. Metodologicamente, esta dissertação é de cunho qualitativo participante, pois entende que as pesquisas qualitativas ajudam a compreender e valorizar as narrativas, expressões de pensamentos, vozes, escritas, imagens, silêncios, dentre outras manifestações. Para a produção de dados, utiliza roda de diálogo, gravações e análises dos documentos. Como resultados, entende o aluno como cidadão praticando o exercício da sua cidadania por meio da escrita, reconhecida como espaço desses exercícios e também de resistência. A função social da escrita é um ato ético e político, em que o sujeito se responsabiliza pelo que escreve e, ao mesmo tempo, exige resposta, portanto o resultado desta pesquisa não se resume ao que aqui foi apresentado, porque se trata de um processo dialético sem data para finalizar. A epistemologia utilizada neste estudo produziu e produzirá outras e novas epistemologias, caminho mobilizador de transformações.

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