A CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS “TEMPO DE APRENDER”
Nome: KARLA CHRISTIANO ALVES
Data de publicação: 23/12/2024
Banca:
Nome | Papel |
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DANIA MONTEIRO VIEIRA COSTA | Presidente |
DULCINEA CAMPOS SILVA | Examinador Interno |
FERNANDA ZANETTI BECALLI | Examinador Externo |
Resumo: Este trabalho busca analisar, a partir dos postulados bakhtinianos de linguagem, a concepção de alfabetização, com ênfase na perspectiva de leitura, presente no programa Tempo de Aprender implementado pelo Ministério da Educação (MEC) no ano 2020 no âmbito das iniciativas da Política Nacional de Alfabetização (PNA). Para tanto, recorre à análise pormenorizada dos materiais audiovisuais disponibilizados, a rigor, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (Avamec). Detém-se, ainda, na análise dos atos normativos e publicações impressas que, somados, constituem-se como corpus analítico da pesquisa. Esses materiais são compreendidos, no âmbito desta dissertação, como enunciados discursivos permitindo, de nossa parte, uma compreensão ativa e responsiva acerca da alfabetização escolar pensada pelo programa Tempo de Aprender para as crianças na fase inicial da alfabetização. Ao deter-se sobre os oito módulos formativos que integram o programa, identifica uma concepção de linguagem como sistema fechado de formas fonéticas, gramaticais e lexicais da língua, resultando em uma concepção de alfabetização mecânica, reducionista e, sobretudo, reprodutivista, a qual buscamos nos contrapor apresentando uma perspectiva dialógica e colaborativa quando temos em vista as práticas educativas na alfabetização.