PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS DE ENSINO- APRENDIZAGEM POR MEIO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NO CONTEXTO ESCOLAR

Nome: ELIENE GUIMARÃES MOREIRA

Data de publicação: 19/12/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DÉCIO NASCIMENTO GUIMARÃES Examinador Externo
DOUGLAS CHRISTIAN FERRARI DE MELO Presidente
VITOR GOMES Examinador Interno

Resumo: O tema da pesquisa é Práticas educativas inclusivas de ensino-aprendizagem por meio de Tecnologia Assistiva no contexto escolar, com foco em uma escola de Vitória, no Estado do Espírito Santo. A partir da teoria histórico-cultural de Vigotski1 (2021, 2023, 2024) com ênfase em conceitos como aprendizagem mediada, interação social e as potencialidades dos estudantes no processo de aprendizagem, no qual o desenvolvimento cognitivo é visto como resultado das interações entre o indivíduo, o meio social e a mediação. Isso ocorre através de instrumentos e signos culturais que facilitam a construção do conhecimento, beneficiando significativamente a inclusão e o desenvolvimento educacional desses estudantes. Nesse contexto, a Tecnologia Assistiva surge como um recurso mediador essencial, promovendo a inclusão e a participação de estudantes com deficiência no ambiente escolar. Tecnologia Assistiva será refletida especialmente a partir da Lei Brasileira de Inclusão, que inclui recursos de Tecnologia Assistiva como um direto para além das fronteiras da escola. Nesse sentido, a Tecnologia Assistiva tem potencial para promover a autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão dos estudantes da Educação Especial, o que facilita construção em torno de práticas inclusivas na perspectiva da efetivação de direitos fundamentais da pessoa com deficiência. Esta dissertação tem como objetivo geral analisar como a Tecnologia Assistiva é integrada nas práticas inclusivas, considerando os desafios enfrentados pelos professores da Educação Especial e os impactos no desempenho escolar para atender às especificidades dos estudantes com deficiência, com o intuito de assegurar sua inclusão no contexto escolar. Os objetivos específicos incluem: analisar as estratégias e metodologias utilizadas na implementação de práticas inclusivas com Tecnologia Assistiva; identificar os desafios e potencialidades na aplicação dessas práticas e desenvolver um caderno pedagógico com práticas inclusivas que sirva como guia para professores. Para a realização deste trabalho, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritiva e exploratória, incluindo análise documental, bibliográfica e um estudo de caso na temática da Educação Inclusiva no ambiente escolar, numa perspectiva de observação participante, em um período de cinco meses (maio a outubro de 2024), tendo como participante da pesquisa professoras da Educação Especial. Como instrumentos foram utilizados diários de campo, entrevistas abertas e semi- estruturadas, gravações e registros fotográficos, uso de celular, observações diretas e outras técnicas de produção de dados para obter uma visão mais aprofundada do caso. Os resultados apontam uma melhoria na aprendizagem escolar, aumento da autonomia dos estudantes, maior inclusão e participação, além da identificação de lacunas como falta de formação de professores específica sobre Tecnologia Assistiva quanto ao atendimento dos estudantes com deficiência e rotatividade de professores que compromete a continuidade das práticas inclusivas com os estudantes com deficiência, propondo recomendações de políticas públicas quanto aos usos da Tecnologia Assistiva no contexto escolar.

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