O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

UM RETRATO DA VIOLÊNCIA (AUTO)PROVOCADA ENTRE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE GUARAPARI-ES

Nome: SHUANA LOUZADA CYPRIANO SIMAS

Data de publicação: 26/03/2025

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ELIZABETE BASSANI Presidente
JAIR RONCHI FILHO Examinador Interno
JANINHA GERKE Examinador Interno
MÁRCIA MOREIRA DE ARAÚJO Examinador Externo
MARCOS ROBERTO VIEIRA GARCIA Examinador Externo

Resumo: Pesquisas realizadas nos últimos anos evidenciam um aumento significativo dos registros de violência autoprovocada no Brasil. A complexidade desse problema, associada à vulnerabilidade de parcela significativa da população, destaca a necessidade de compreendermos os determinantes dessa violência e suas interrelações com o cotidiano escolar. Esta dissertação aborda o tema como um fenômeno multicausal, enraizado nas dinâmicas opressivas e desiguais da sociedade. O objetivo central do estudo foi identificar o perfil dos estudantes matriculados no ano de 2022 com comportamento de violência autoprovocada em uma escola pública de ensino fundamental do município de Guarapari-ES, assim como a legislação vigente nos âmbitos federal, estadual e municipal. Fundamentada em uma perspectiva crítica, com autores como Maria Helena Souza Patto, Maria Cecília de Souza Minayo, Maria Aparecida Affonso Moysés, Cecília Azevedo Lima Collares, Theodor W. Adorno e Ivan Illich, a pesquisa seguiu abordagem qualiquantitativa e os métodos bibliográfico e documental. Como produto educacional, foi elaborado um caderno orientador para educadores, abordando a violência autoprovocada com uma perspectiva inclusiva e desmedicalizante. Os resultados indicaram que a maioria dos 17 estudantes participantes é composta por adolescentes pretos ou pardos, do sexo feminino, com idades entre 13 e 14 anos, residentes em favelas, evidenciando a intersecção de gênero, raça e classe social. O estudo revelou desigualdades estruturais, exclusões sociais e violências intrafamiliar e institucional associadas ao comportamento de violência autoprovocada. Além disso, destacou a medicalização do sofrimento e a transferência de responsabilidades para a assistência médica e social, reafirmando a necessidade de a escola atuar como espaço de inclusão, acolhimento e transformação social. Como contribuição, a pesquisa compreende a violência autoprovocada como reflexo de desigualdades estruturais, oferecendo subsídios críticos para a formulação de políticas públicas que assegurem condições de trabalho dignas aos educadores e um ambiente acolhedor e transformador para os estudantes.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.